A corrente ou correia da bike é a grande responsável por transmitir a força da tua pedalada para a roda. Ou seja, sem ela, você só conseguirá andar na bike morro abaixo ou empurrando ela!

 

Então, para evitar esse momento indesejado no seu pedal, nada mais justo que ter um cuidado redobrado com esse componente tão importante.

 

Para não arrebentar a corrente e evitar desgaste excessivo, é bom mantê-la limpa. A sujeira acumulada nos elos faz com que diminua a vida útil não só da correia mas também de todo o conjunto que ela passa: câmbio traseiro, cassete e coroa.

 

Para limpar a correia, utilize produto específico para isso e esfregue-a bem para tirar a sujeira. Os desengraxantes mais comuns são o Algoo e o Finish Line. Posteriormente à limpeza, torne a lubrificar o conjunto para poder usufruir da sua bike. Após andar em uma trilha, na chuva ou um pedal mais longo, dedique alguns minutos do seu tempo para este procedimento! Sua bike agradece e você não terminará o pedal empurrando nem atrasará a galera do grupo!

 

Sugere-se substituir a corrente a cada 1000 km. Porém, uma correia bem cuidada pode durar mais, bem como, pelo contrário, uma mal cuidada durar menos. Você vai perceber a hora de trocar quando as marchas estiverem pulando ou ela não estiver mais encaixando perfeitamente no conjunto.

 

Gostou de mais essa Super Dica do Bike do Sul, compartilha com a galera!!! Bons pedais!