O tamanho do pedivela influencia na pedalada?

Sim, influencia. O pedivela é a nossa conexão com o sistema “motor” da bike. Existem vários tamanhos de pedivela – nas speed de 165 a 180mm e nas MTB variam entre 170 e 175mm. Dentro desses tamanhos disponíveis, vários testes de potência foram realizados por estudiosos e físicos do assunto e a variação, nesse aspecto, foi menor que 5%. Logo, podemos observar que o tamanho do pedivela está mais relacionado ao conforto, posição de pedalar, minimização de lesões, do que ao ganho de potência.

Para saber o tamanho ideal do pedivela, é recomendável que você realize um bike fit. Este, irá calcular o seu tamanho de pernas, braços, tronco, ......,  e ajustar todos os componentes da bike para as suas medidas.

Alguns aspectos cabem ressaltar: um pedivela grande gera maior leveza na pedalada – efeito alavanca. Provavelmente você conseguirá dispensar mais força sobre o eixo central. Porém, o pedivela grande faz com que você faça movimentos mais amplos para obter a volta completa na coroa, ou seja, diminui a cadência do ciclista na pedalada. Cadência que você consegue com pedivela menor. Vale salientar ainda que a posição do selim, ângulo e altura, mesa, avanço do guidão, guidão...tudo é um conjunto. A alteração de uma dessas medias implicará na outra.

Então, agora que você ampliou seus conhecimentos sobre o pedivela, compartilha essa super dica do Bike do Sul com a galera e bons pedais!