Logar-se

Cadastre-se

logo

NOTÍCIAS

Pedaladas virtuais

Zwift – está na moda! Como jogar?


Zwift é um aplicativo que mescla treinos indoor com videogame, no qual ciclistas do mudo todo competem de forma online em um “mundo virtual”.

Para fazer funcionar, você precisa de Computador, iPhone ou iPad.

No computador, instale o programa baixando-o diretamente do site do Zwift.

Por sete dias, você poderá desfrutar do Zwift gratuitamente. Após, uma mensalidade será cobrada. Gira em torno de 10 dólares. Mas, com o passar do tempo, você pode ganhar bonificações que baixam este valor, conforme vais evoluindo na plataforma virtual.

Sem internet você não consegue se logar na plataforma. Logo, internet é fundamental. Caso estejas jogando e cair a internet, sua atividade não será prejudicada, mas você estará sozinho no mundo virtual.

Você vai precisar de um rolo de treino compatível com o jogo. Verifique na página um rolo adequado não só para o aplicativo mas também para sua bike. Recomenda-se usar pneus lisos no rolo.

O jogo é bem completo no que diz respeito às simulações que realiza. Assim, precisa-se de sensores para fazer a leitura da velocidade, cadência, potência. O Zwift utiliza como parâmetro também o peso e a altura do ciclista, resistência do ar, inclinação do terreno e, acima de tudo, a potência gerada pelo atleta.

Para eliminar os sensores, existem também os Rolos Inteligentes ou Smart Trainer, que conversam com o Zwift. Com eles, o jogo fica muito mais completo e divertido pois a simulação passa a contar com mudanças de terreno, inclinações e solo.

Para se comunicar com o computador, uma antena ANT+ será necessária. Os sensores também se utilizam desse canal de comunicação e/ou poderão ser Bluetooth. Neste caso, você poderá parear diretamente com o aplicativo mobile no seu celular IOs ou Android, ou rodar o jogo diretamente no IPad ou IPhone.

Recomenda-se um cabo USB para garantir a comunicação com o PC colocando a antena perto dos sensores evitando que os mesmos percam o sinal. Ainda, para complementar as leituras, um sensor cardíaco.

Não deixe de treinar com um ventilador na frente para manter seu corpo refrigerado. Uma garrafa de água junto e uma boa toalha são fundamentais. Você irá suar muito mais do que se estivesse pedalando na rua! E, bora treinar galera!

 

Compartilha com a sua rede caso tenha gostado da leitura!!


26, 27,5 ou 29? Qual a melhor MTB para você?

Aro 26, 27,5 ou 29? Entenda as diferenças e faça a melhor escolha

Certamente, você já se perguntou quais são as reais diferenças dos tamanhos dos aros das MTB? Há diferenças ou é apenas jogada comercial?

Quais as vantagens e desvantagens destes?


Para ultrapassar os obstáculos com mais facilidade, o aro maior larga em vantagem. Para manter altas velocidades, também. Mas, o arrasto e a parte de contato com o solo, é maior na 29, bem como o peso da bike – em média 12% mais que outra aro 27,5. Esta, por sua vez, é apenas 5% mais pesada que a aro 26. Um cuidado que deve-se ter em relação às bikes 29 e a postura que o ciclista de baixa estatura fica, pois como o aro levanta a frente da bike, o ciclista mais baixo tende a ficar mais inclinado, o que não é bom.

 

Nas trilhas, a 27,5 se sobressai pois é mais ágil. Se partirmos da bike aro 26 – a bike 27,5 é 2,5cm maior e a 29 é, em média, 6,3cm. A bike 27,5 acelera mais rápido que a 26 e que a 29, porém, para manter a velocidade, e a inércia, a 29 é melhor.

 

Importante salientar a geometria dos quadros. É muito difícil encaixar um quadro pequeno num aro 29. Com a 27,5, o fabricante tem mais recursos para isso.

 

A parte de transpor obstáculos fica em vantagem nos aros maiores, pois o ângulo de ataque (rampa que se forma entre o pneu e o objeto) nos aros maiores é menor, facilitando a subida nestes obstáculos.

 

As bikes 27,5 levam vantagens, portanto, no menor peso, melhor desempenho nas subidas (já que a área de contato com o solo nas 29 é maior) e também são mais ágeis nas trilhas. As desvantagens ficam por conta da manutenção da velocidade nos estradões. A roda maior leva vantagem em relação a isso.

 

Alguns estudiosos dizem que com o tempo as bikes aro 26 deixarão de ser fabricadas, mas, enfim, antes de fazer sua escolha, colha opiniões dos amigos que já andaram nas duas bikes, faça você um test drive nelas e boas pedaladas sempre!!

 

Se você gostou das dicas do Bike do Sul, não deixe de compartilhar com a galera!!


1
2
 
 
Voltar ao topo